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26-05-2017 - 4 indicadores de produtividade que sua empresa precisa medir
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 Independentemente do segmento de atuação, um fato se mantém constante: os indicadores são simplesmente essenciais para medir a performance da empresa:

 

1. Produção por hora

Se você trabalha em uma indústria, esse é um dos indicadores de produtividade que não pode faltar na sua lista. Afinal de contas, a quantidade de produtos que sai da sua linha de produção dita não só as vendas e a gestão do estoque mas também a compra de insumos e, claro, seu faturamento!

2. Tempo de ociosidade

Há sempre 2 ou 3 pessoas tomando um cafezinho na sua empresa? Sabia que você pode medir o tempo de ociosidade da equipe, a fim de criar políticas para evitar a queda de produtividade?

Um recurso bastante usado consiste em cronometrar o tempo conectado ao sistema adotado pela organização. Nesse contexto, passados 5 minutos sem ação, por exemplo, o tempo sem produzir começa a contar. E o tempo de ociosidade também pode ser aplicado a máquinas. Uma gráfica de grande porte pode contabilizar quanto tempo os maquinários ficam parados, calculando a partir daí quanto dinheiro poderia ser gerado caso os equipamentos trabalhassem mais.

Com esse dado em mãos, é possível identificar a necessidade de contratação de novos funcionários, decidir pela ampliação do tempo de funcionamento da empresa e até pela criação de turnos de trabalho, tudo com o intuito de aumentar a produtividade final.

3. Capacitações por mês

Anote aí: investir na qualificação da sua equipe é uma ótima maneira de melhorar a performance da empresa. E um dos principais indicadores de produtividade dessa área é o número de funcionários capacitados no mês. Você pode inclusive ir além, analisando quanto o investimento feito em treinamento vem gerando de retorno para a organização.

Digamos que você pagou um treinamento de 5 mil reais para 10 vendedores. No mês seguinte, esses profissionais aumentaram as vendas em 20%, gerando uma receita de 20 mil reais adicionais. É assim que você consegue saber que os treinamentos estão mesmo contribuindo mesmo para o sucesso da organização!

4. Entregas no prazo

Uma empresa da área logística ou mesmo um e-commerce, por exemplo, devem ter como um de seus principais indicadores de produtividade a quantidade de entregas feitas dentro do prazo. Já um call center pode adaptar esse indicador para o tempo médio de atendimento, enquanto uma empresa da área de TI pode calcular o número de tickets resolvidos por dia.