Notícias
31-05-2017 - Governo renova incentivo para calçadistas gaúchos
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Satori, e o secretário da Fazenda...

 O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Satori, e o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, assinaram, dia 29, o decreto Nº 53.551, que renova a concessão de créditos presumidos de ICMS nas vendas interestaduais de calçados. De acordo com a iniciativa, que vigorará de 1º de junho de 2017 a 31 de maio de 2018, o crédito presumido seguirá sendo de 8,5% sobre o imposto devido ao Estado destino do calçado. 

O presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei da Silva, destacou que o incentivo é uma sinalização importante, de apoio do governo estadual ao segmento. "Entendemos que o Estado está em uma situação limite, por isso nos cabe agradecer a recepção e o entendimento da importância dessa medida para melhorar as condições de competitividade do setor", disse. O presidente-executivo da entidade, Heitor Klein, destacou que a medida diminui o peso do tributo sobre a indústria e que facilitará a competição com os demais estados brasileiros, que praticam as mais variadas alíquotas. 
O setor calçadista do Rio Grande do Sul possui mais de três mil indústrias de calçados dos mais variados portes que empregam, diretamente, mais de 100 mil trabalhadores, cerca de 1/3 da mão de obra da atividade no País.