Notícias
02-06-2017 - Senai vai avaliar 20 mil alunos de cursos técnicos no 1º semestre de 2017
...

 O Senai vai avaliar 50 cursos técnicos de todo o Brasil até o fim do ano. No primeiro semestre são 261 escolas que participam da ação, com a finalidade de verificar a qualidade do ensino e o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho em cada área. As provas são aplicadas online para estudantes que tenham pelo menos 80% da formação concluída, e a expectativa é que, nessa primeira etapa, cerca de 20 mil jovens façam o exame.

Para o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, a iniciativa traz benefícios para os empresários, para o SENAI e para os próprios alunos. "Ganha o Jovem, que tem segurança de que aquilo que ele aprendeu naquela escola está alinhado com o padrão nacional que a indústria requer. Ganha a indústria, que consegue avaliar se o jovem desenvolveu as competências que ela deseja e ganha o SENAI, que melhora seu processo de ensino", explica Morgado.  
Os testes são padronizados para todo o país e têm como base a mesma metodologia usada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos estudantes responderem a questionários, os docentes e diretores das unidades avaliam quesitos como infraestrutura, prática e método de ensino, formação docente e sobre a gestão da escola. Ou seja, a avaliação é mais complexa que apenas uma nota, servindo como norte para investimento de trabalho e recursos.