Notícias
06-07-2017 - Vietnã ganha espaço na fabricação de calçados
No ano de 2015, de acordo com o Relatório Setorial Indústria...

 No ano de 2015, de acordo com o Relatório Setorial Indústria de Calçados 2017, divulgado pela Abicalçados, os países asiáticos que se localizavam entre os dez maiores produtores de calçados do mundo (China, Índia, Vietnã, Indonésia, Paquistão e Tailândia) representaram 79% da produção mundial. Além do mais, neste mesmo ano, Brasil e México, os dois únicos países pertencentes à América Latina listados entre os maiores produtores de calçados do mundo, contribuíram com 6% da produção mundial.

 

A China é o único país asiático, entre os dez maiores produtores mundiais, que apresentou uma retração da produção de calçados entre 2014 e 2015, mostrando um movimento de realocação da

produção de calçados no interior da própria Ásia. Inclusive, é bem provável que, em 2016, o Vietnã ultrapasse o Brasil no ranking dos maiores produtores de calçados, uma vez que o ritmo de crescimento da produção dos países asiáticos é muito superior ao observado no Brasil. Observa-se ainda um leve movimento de desconcentração da produção de calçados entre os dez maiores produtores, sendo que, em 2013, as outras regiões representavam 11,2%, já em 2015, esse percentual chegou a 12,3%.