Notícias
05-09-2017 - Após meses de estabilidade, indústria gaúcha esboça reação em julho
...

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), que apura mensalmente a atividade do setor no Estado, voltou a crescer em julho, na comparação com o mês anterior: 1,4%, na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice começa a esboçar reação, após meses de estabilidade.

Divulgado nesta segunda-feira (4) pela FIERGS, o resultado foi determinado pelas compras industriais que cresceram 6,3%. "A tendência é relativamente animadora. A economia brasileira dá indícios de evolução com a inflação e os juros declinantes, o emprego e as exportações industriais em alta e os bons resultados na agropecuária", afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. "Os resultados confirmam a perspectiva da volta do setor ao campo positivo, processo que deve ser longo e gradual. A estabilidade política e as reformas estruturais, porém, são a sua base de sustentação", afirma Petry. 

Diferentemente das compras industriais, os demais indicadores registraram desempenho negativo na passagem mensal livre de efeitos sazonais: faturamento real (-0,9%), horas trabalhadas na produção (-1,8%), utilização da capacidade instalada-UCI (-0,6 p.p.), emprego (-0,2%) e massa salarial real (-0,5%).

Jornal do Comércio