Notícias
09-10-2017 - Anexo IX da NR-12 está perto de ser sancionado
...

A Abrameq e a Abicalçados vem há anos trabalhando no anexo IX da NR-12, cujo objetivo é incluir neste anexo os requisitos mínimos de segurança em 31 máquinas para calçados. Como já informado em bate-papo junto aos fabricantes de máquinas dia 4 de setembro, o texto foi validado pela CNTT – Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12, que no início deste mês de outubro também validou a proposta de prazos para a adequação destas máquinas.

 

A próxima etapa agora é validar o referido anexo junto à Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, o que deve acontecer em novembro. Após esta validação, o texto deverá ser sancionado pelo Ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, para publicação. Destaca-se que o material desenvolvido poderá servir de checklist para os auditores fiscais e, inclusive, aos fabricantes e usuários para a realização das adequações.

Os associados da Abrameq interessados em obter mais informações sobre o que está sendo trabalhado poderão contatar com Cristiane, pelo e-mail cris@abrameq.com.br ou fone (51) 3594-2232.