Notícias
30-10-2017 - Indústria Jovem do SinmaqSinos entrega prêmio na Mostratec
...

Os destaques entre as dez categorias da 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira jovem de ciência e tecnologia da América Latina, foram conhecidos na sexta-feira, 27, durante cerimônia no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

Mais de 700 trabalhos do Brasil e do mundo, nos nívies infantil, fundamental e médio, apresentados nos pavilhões da Fenac, passaram pela avaliação dos jurados, medalhas e certificados foram distribuidos entre os classificados em 1º, 2º, 3º e 4º lugares de cada área. Os estudantes ainda concorreram a bolsas de estudo em instituições de ensino superior e credenciamento para participação em feiras nacionais e internacionais.

O Projeto Indústria Jovem do SinmaqSinos no dia 25 de outubro fez a avaliação de oito trabalhos voltados ao setor de máquinas. Os jurados foram representantes da área de engenharia de empresas associadas ao sindicato: André Vargas (Demuth), Angel Tudela Montalvo (Comexi do Brasil) e Gilberto Cislaghi (Copé). 

O projeto vencedor do Prêmio Indústria Jovem do SinmaqSinos foi o "Estudo e correção de distorções harmônicas em sistemas fotovoltaicos" desenvolvido pelos alunos Leonardo Jung Kremer e Amanda Francielle Martins, ele aluno do curso de Eletrônica e ela do curso de Eletrotécnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. O projeto comprovou que é possível realizar a correção de distorções harmônicas em sistemas fotovoltaicos utilizando um dispositivo com filtros eletrônicos, sendo este de baixo custo de fabricação e um importante dispositivo para a prevenção de danos ao circuito.

 

O prêmio concedido pelo SinmaqSinos consiste no custeio de uma viagem aos vencedores e professor orientador na Feira Fast (Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche), feira de ciência e tecnologia realizada em Milão na Itália.

A entrega do prêmio foi realizada pela diretora-executiva do SinmaqSinos, Cristiane Stoffel Pinheiro. Cristiane destaca que é muito importante o apoio das instituições/indústrias em feiras de ciências e tecnologia, como a Mostratec. Nossas indústrias precisam de mão-de-obra qualificada e esta qualificação é adquirida através do trabalho desenvolvido por escolas técnicas, como a Liberato que prepara os alunos para a aplicação de inovação e tecnologia nas nossas indústrias. A diretora destaca aos empresários que não aproveitaram esta oportunidade gratuita de visitar a Mostratec neste ano que não deixem de fazê-la em 2018, pois são talentos espetaculares apresentados na feira através dos projetos desenvolvidos pelos jovens estudantes que certamente poderão ser aplicados nas nossas indústrias. "Participar deste prêmio foi emocionante, pois o brilho no olhar e a euforia destes jovens finalistas demonstra o quanto é importante investir nessa galera que certamente fará a diferença no futuro do nosso setor", completa Cristiane. 

Clique aqui e tenha acesso a lista completa dos vencedores: http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2017/10/noticias/regiao/2191698-conheca-os-projetos-vencedores-da-mostratec.html.