Notícias
06-11-2017 - Grupo de RH do SinmaqSinos alerta sobre o eSocial
...

Embora a exigência do eSocial ocorra apenas em 2018, o Grupo de RH do SinmaqSinos alerta as indústrias de máquinas da importância de aproveitarem os próximos meses para irem se adequando.

 

Uma alternativa é acessar a Árvore do Conhecimento, portal desenvolvido pela Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas. Neste portal são disponibilizados vídeos que orientam empresas e o setor contábil em geral sobre o uso da nova ferramenta. O conteúdo é apresentado por especialistas e explica de forma sucinta e didática as funções, os benefícios e as mudanças que serão trazidas pelo eSocial na obtenção de informações fiscais. Os vídeos foram produzidos em parceria com a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e a Caixa, e podem ser acessados gratuitamente pelo endereço: www.arvoredoconhecimento.org.br

 

A saber:

 

O eSocial trata-se da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e é um projeto do governo federal que objetiva unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

De acordo com a Resolução nº 2, publicada no Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2016, o início da obrigatoriedade de utilização do eSocial será:

I - em 1º de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);

II - em 1º de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes.