Notícias
17-11-2017 - Inovação, o desafio da indústria
O termo foi cunhado, inicialmente...

O termo foi cunhado, inicialmente, na Alemanha, em 2010. Hoje, o conceito de Indústria 4.0 permeia o desenvolvimento da chamada quarta revolução industrial. Trata-se de uma série de tecnologias que, em conjunto, vão transformar a manufatura e os modelos de negócios, não somente da indústria, mas também do setor de serviços. "O que há de novo é a convergência de diversas tecnologias, que habilitam várias mudanças", afirma Ana Cristina Costa, chefe do departamento de bens de capital, mobilidade e defesa do BNDES.

Como resultado, chega-se a um cenário de transformação estrutural do chão de fábrica, com consequências na economia, no emprego e, principalmente, na relação entre fabricantes e clientes. "Estados Unidos, Japão, Alemanha, China e Coreia do Sul são os líderes desse processo. O traço comum entre eles é que essa agenda não está subordinada à agenda macroeconômica", afirma Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai. A Indústria 4.0 faz parte de uma política nacional abrangente de fomento à atividade manufatureira. E é assim que os países desenvolvidos estão enfrentando esse momento de rupturas.

No Brasil, a discussão, infelizmente, ainda está nos estágios iniciais. "O país tem um duplo desafio", diz Paulo Mól, superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade de fomento à inovação ligada à CNI. "Não resolvemos, ainda, a agenda do século 20 e já estamos diante da agenda do século 21". A carência de competitividade é latente na indústria brasileira. Falta um plano que abranja vários atores trabalhando em conjunto, incluindo governo, iniciativa privada, sociedade e terceiro setor.
Porém, ainda que o cenário seja temerário, dá tempo de correr atrás e alcançar o pelotão de frente nessa maratona em direção ao futuro. "A base de tudo está na educação. Temos de olhar para o ensino fundamental e preparar os brasileiros para essa nova realidade", diz Constantino Seixas Filho, managing director e líder da prática Indústria X.0 da Accenture para América Latina.

Essas foram as principais conclusões do debate "Inovação, o desafio da indústria", realizado pela revista Dinheiro.

Portal da Indústria