Notícias
08-12-2017 - Líderes empresariais globais unificam discurso diante de novos desafios na OMC
...

À medida que a 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) se aproxima, as empresas globais representadas pelo Business 20 (B20), plataforma empresarial do G20, apoiam as regras baseadas no sistema multilateral de comércio e encorajam a OMC a prosseguir uma agenda ambiciosa em 2018.

A globalização está passando por uma transformação profunda e rápida. Na era digital, o comércio não é o que costumava ser há uma década. As novas tecnologias aplicadas à produção e ao comércio alteraram totalmente as necessidades dos negócios. As barreiras não tarifárias tornaram-se o principal desafio nas negociações comerciais, uma vez que as tarifas foram consideravelmente reduzidas ou eliminadas em muitos setores industriais.
Hoje, os maiores benefícios potenciais para as empresas residem na supressão de requisitos locais, procedimentos de contratação discriminatórios, barreiras ao investimento e comércio de serviços. Os obstáculos ao comércio também surgiram em áreas que tradicionalmente não estão ligadas à política comercial, como divergências regulatórias. O protecionismo é agora mais prejudicial, a medida que as cadeias de valor tornaram-se globais e interdependentes. Os subsídios e outras formas de intervenção do governo e entidades relacionadas, que não são economicamente neutras e distorcem os mercados, precisam ser resolvidas.

Portal da Indústria