Notícias
25-01-2018 - Fique atento à NR-35 (trabalho em altura)
...

O Grupo  de RH do SinmaqSinos alerta às indústrias de máquinas que cumpram com a exigibilidade do treinamento da norma regulamentadora nº 35, que trata do trabalho em altura. De acordo com a norma, considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda". A NR-35 estabelece ainda que os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvem o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. O item – 35.3.3 – da NR-35 estabelece que: o empregador deve realizar treinamento periódico bienal e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:

 

a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;

b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;

c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;

d) mudança de empresa. 35.3.3.1

O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático definido pelo empregador. Portanto, a validade é de dois anos (24 meses).

O Grupo de RH do SinmaqSinos reforça às indústrias de máquinas da importância legal da reciclagem, destacando que podem haver penalidades às empresas que não cumprirem com a NR-35. Por tais razões, o SinmaqSinos busca fechar uma turma para treinamento NR-35 e Reciclagem para o mês de janeiro.  Os interessados pelo curso devem contatar com Ramona, pelo e-mail ramona@sinmaqsinos.com.brou pelo fone (51) 3594-2232 até o dia 22 de janeiro.