Notícias
21-02-2018 - Senai Cetiqt inaugura primeira fábrica modelo de confecção 4.0 do Brasil
...

A moda do futuro já aterrissou na indústria brasileira e o protagonista desse desembarque foi o Senai Cetiqt - braço do Senai voltado para a indústria têxtil e da moda, e responsável por consultorias para o setor e qualificação profissional. Na Unidade Riachuelo está a primeira Fábrica Modelo de Confecção 4.0, onde um protótipo foi desenvolvido para que o cliente crie a própria roupa. Tudo começa com a interação entre a pessoa e uma tela e termina com o produto pronto, processo que leva menos de meia hora.

Robson Wanka, engenheiro à frente do projeto, esclarece que o protótipo não está à venda, nem para ser licenciado ou alugado, serve, essencialmente, para demonstrar os conceitos da Indústria 4.0 e guiar a sociedade industrial na implementação dessa concepção.

Ele acrescenta que essa é a primeira Planta Piloto de Confecção 4.0 no Brasil, projeto que faz parte do planejamento estratégico do Senai Cetiqt. Segundo ele, existe uma iniciativa um pouco parecida em Aachen, na Alemanha, na Digital Capability Center.

Portal da Indústria