A OMC e a Câmara de Comércio Internacional (ICC) selecionaram a iniciativa da CNI em barreiras comerciais como um projeto Small Business Champions - reconhecimento à atividades do setor privado que apoiam a competitividade de pequenos negócios em todo o mundo. O projeto da CNI foi um dos três selecionados e oferecerá uma série de ferramentas para que empresas do Brasil entendam melhor, identifiquem e consigam superar barreiras comerciais enfrentadas no comércio exterior. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), na sede da OMC, em Genebra, na Suíça.
A iniciativa da CNI contempla atividades como pesquisa sobre as principais barreiras comerciais e aos investimentos enfrentadas por pequenas PMEs; série de capacitações itinerantes em 9 estados brasileiros, estudos de casos específicos e lançamento da Coalização Empresarial de Barreiras e Facilitação de Comércio e produção de material multimídia informativo sobre o assunto.
Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a seleção é um reconhecimento a um trabalho que a Confederação intensificou há três anos. "O tema de barreiras é uma prioridade para a indústria brasileira. Com o nosso projeto, apoiaremos pequenas e médias empresas a se preparar melhor para enfrentar esses desafios", afirma.