Notícias
22-03-2018 - Prêmio Indústria Jovem SinmaqSinos leva projeto para feira na Itália
...

Os estudantes Leonardo Jung Kremer e Amanda Francielle Martins Ev, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), participarão de uma feira de ciências da "Federazione Delle Associazioni Scientifiche e Tecniche", na cidade de Milão, Itália. A viagem dos estudantes foi proporcionada pelo Projeto Indústria Jovem, desenvolvido pelo SinmaqSinos.

 

Eles apresentarão o projeto "Estudo e correção de distorções harmônicas em sistemas fotovoltaicos", ganhador do Prêmio Indústria Jovem SinmaqSinos, na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de março. O trabalho é orientado pelo Professor Diego Ramos Moreira.

 

Segundo os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), um dos pontos preocupantes na qualidade da energia é a presença de distorções harmônicas, geradas a partir de cargas não lineares ou eletrônicas, como os inversores presentes nos sistemas fotovoltaicos. Essas distorções podem se manifestar na tensão e na corrente, podendo resultar em falha ou má operação dos equipamentos, bem como, no aquecimento e até na queima de aparelhos eletrônicos.

O projeto dos alunos consiste num estudo aprofundado sobre as distorções harmônicas e sobre maneiras viáveis de corrigi-las. A alternativa encontrada para efetuar a correção foi a projeção de um dispositivo eletrônico dimensionado a partir de cálculos e simulações em software. Devido às pesquisas, cálculos, medições, projeção do filtro e testes, ficou comprovado que é possível realizar a correção de distorções.

Sobre o prêmio, Amanda destacou que "nesta semana, eu e o Leonardo Kremer vamos à Itália para apresentar nosso projeto na FAST 2018 e queremos agradecer, mais uma vez, ao SinmaqSinos por toda confiança em nós ao nos escolher para o Prêmio Indústria Jovem. Iremos representar com muito orgulho todos os jovens que buscam seu lugar no mundo e na indústria. Isto é um sonho sendo realizado"