Notícias
02-04-2018 - Pacific Shoes é a primeira indústria de calçados a receber certificação ABVTEX pelo projeto com Sebrae e IBTeC
...

Depois de um ano de trabalho, a Pacific Shoes, de Sapiranga/RS, fabricante da grife de calçados femininos Guilhermina, tornou-se a primeira empresa do projeto Indústria na Moda - ABVTEX criado pelo Sebrae RS a receber a certificação do Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo desenvolvido pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil – ABVTEX.

 

Pacific Shoes é a primeira de um total de 30 empresas da cadeia calçadista que estão participando da ação, implementada no Rio Grande do Sul pelo Sebrae. O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – é o parceiro do Sebrae na sua execução, por meio de oficinas e consultorias para auxiliar as empresas a adequarem seus sistemas às exigências da ABVTEX.

O Selo ABVTEX tem por objetivo aplicar uma qualificação única que permita aos varejistas desenvolver, monitorar e apoiar seus fornecedores e subcontratados quanto ao cumprimento dos aspectos ligados à responsabilidade social e relações de trabalho, segundo definição da própria ABVTEX. Com validade de um ano, a partir da data da aprovação em auditoria, o certificado é a garantia de que a empresa busca atender os preceitos básicos de implementação de soluções e ações na área de responsabilidade social, e que ofereçam aos seus colaboradores condições de trabalho que denotem a preocupação com sua segurança e bem-estar. Para receber a certificação, a indústria precisa comprovar que cobra de seus fornecedores a implantação de sistemas semelhantes.

A gestora do projeto no Sebrae, Carolina Rostirolla, afirma que a meta da instituição é certificar até dezembro as 30 indústrias do setor que estão participando no projeto.

O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, lembra que "os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes, e estão exigindo das marcas a comprovação através de certificações, de que elas atendem premissas básicas em áreas como sustentabilidade, responsabilidade social e preocupação com o ambiente de trabalho, aspectos contemplados pelo Programa da ABVTEX".