Notícias
25-04-2018 - Brasileiros conhecem em Hannover vantagens de se utilizar a tecnologia 4.0 na indústria
...

Os benefícios proporcionados pela aplicação da tecnologia 4.0 na indústria estão bem destacados na Feira de Hannover, na Alemanha, onde representantes de 44 empresas, 24 delas gaúchas, participam até sexta-feira (27) de uma missão empresarial da FIERGS. São 27 pavilhões espalhados por 500 mil metros quadrados de área em exposição, onde é possível acompanhar de perto algumas das principais novidades em robôs, softwares para diferentes aplicações e veículos elétricos autônomos, entre outros lançamentos. "Os industriais estão em Hannover para ver o que o mundo oferece nesta área, uma vez que tudo inicia por aqui. A feira cada vez se renova mais", diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que lidera o grupo de empresários à cidade alemã.

O engenheiro do Senai-RS, Felipe  Marcolin, também acompanha a delegação, e explica o que representa a indústria 4.0. "É a evolução, a integração dos sistemas, a solução por meio de equipamentos, de máquinas conversando entre si, gerando informações que são jogadas na nuvem, para depois, por meio dessas informações, serem buscadas as soluções mais cabíveis para nossos negócios", explica.

A tecnologia 4.0 pode trazer vantagens a todos os setores industriais, segundo o engenheiro, mas o mais beneficiado é o de produção em massa, que tem grande volume. Pode ser aplicada em qualquer tipo de processo, de customização ou produção em série. Mas em Hannover está sendo fortemente mostrado o volume de produção, ou seja, produção em massa e seriada de grandes produtos.

Comunicação da FIERGS