Notícias
04-05-2018 - Mais de 50 grandes empresas se reúnem para destravar comércio exterior
...

O presidente da GE Celma, Júlio Talon, assumiu o Fórum de Competitividade das Exportações (FCE) da CNI, neste ano, com a tarefa de ampliar a inserção da indústria no cenário internacional. Criado em março de 2016, o FCE-CNI reúne cerca de 50 grandes empresas exportadoras cada vez mais engajadas na melhoria da política comercial brasileira. Atualmente, o Brasil é a 8ª economia do mundo e apenas o 24º exportador. 

Na próxima quinta-feira, 10 de maio, o FCE se reúne para apresentar sua agenda de trabalho e as prioridades do fórum à secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior, Marcela Carvalho, em quatro temas: tributação do comércio exterior, facilitação e desburocratização do comércio exterior; logística e infraestrutura no comércio exterior; e financiamento e garantias às exportações. 
Segundo Talon, a exportação não pode ser vista apenas como uma válvula de escape para épocas de crise. O Brasil precisa de uma estratégia consistente e duradoura para garantir sua integração às cadeias globais de valor. Países exportadores, diz, são mais produtivos, oferecem melhores empregos, produtos de qualidade e as empresas ampliam sua carteira de clientes e diversificam seus riscos. 
 

Portal Brasil