Notícias
28-05-2018 - Programa Brazilian Footwear terá sete mercados-alvo no próximo convênio
...

A Abicalçados e a Apex-Brasil selecionaram os mercados-alvo para o próximo convênio - ainda não assinado -, do biênio 2019-2020. Inicialmente, foram elencados 41 países. "Como metodologia de seleção, utilizamos 47 indicadores, que formaram sete blocos de variáveis: comércio, dinamismo de mercado, desempenho nas exportações do Brazilian Footwear, concorrência interna, macroeconomia local, demografia e renda e consumo de calçados", explicou Clara Santos, coordenadora de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil. Os levantamentos geraram notas quantitativas e qualitativas, também levando em consideração pesquisas realizadas juntos aos SECOMs de cada país selecionado e uma pesquisa realizada com associados ativos do Brazilian Footwear. 

A primeira consulta aos associados foi sobre a Argentina, hoje o principal mercado para o calçado brasileiro, e sobre os Estados Unidos, país que caiu para o segundo posto em 2018, embora siga sendo grande consumidor dos produtos. A unanimidade foi que a Argentina já é um mercado cativo, onde as marcas brasileiras trabalham há bastante tempo e tem imagem consolidada. Por isso, o país vizinho foi descartado como mercado a ser trabalhado no próximo biênio. Já os Estados Unidos, país que exige um grande trabalho para imagem e posicionamento de mercado, seguiu como um dos mercados-alvo do Brazilian Footwear. 
Foram selecionados para mercados-alvo do próximo biênio 2019-2020: Estados Unidos, Peru (novo), França, Reino Unido, China, Coreia do Sul (novo) e Arábia Saudita (novo). 

Comunicação da Abicalçados