Notícias
26-06-2018 - Evento tratou sobre o anexo X da NR-12
...

Nesta segunda-feira, 25, na sede do Sesi em Novo Hamburgo, a Abrameq e a Abicalçados realizaram bate-papo com as indústrias de máquinas e indústrias calçadistas para tratar sobre as mudanças ocorridas na NR-12, em especial ao anexo X de máquinas para calçados, cuja publicação ocorreu em abril. Inicialmente, a advogada Gisele de Morais Garcez abordou aspectos relevantes da norma do ponto de vista jurídico, especificando o histórico da norma até os dias atuais.

 

Na sequência, o engenheiro Eduardo Michelon explicou sobre o trabalho desenvolvido pela Abrameq e Abicalçados para chegar à publicação do anexo X da NR-12. Destacou as etapas de validações ocorridas por parte da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR12 (CNTT NR-12) e da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), nas quais inclusive ocorreram visitas a algumas indústrias gaúchas para que o processo pudesse ser visto pelos participantes da comissão de forma prática. Ao final, o anexo foi validado pelo Ministro do Trabalho, que assinou a portaria tornando realidade o anexo X com as adequações mínimas a serem exigidas em 31 máquinas do setor calçadista. Após este histórico, foi aberto espaço para o bate-papo junto aos participantes, com o esclarecimento de dúvidas. Também foram apresentadas algumas orientações, tais como: é fundamental a indústria fazer o controle do seu patrimônio através de um inventário; é importante se realizar um cronograma para adequação das máquinas de modo a cumprir com as exigências da NR-12.

Após coffee break, Michelon deu andamento ao evento com a área técnica das empresas esclarecendo dúvidas pontuais sobre as adequações das 31 máquinas compostas no anexo X.