Notícias
02-07-2018 - eSocial foi tema de atividades no SinmaqSinos
...

Sexta-feira, 29, empresários fabricantes de máquinas participaram de bate-papo no SinmaqSinos onde souberam qual o seu papel no eSocial. O evento contou com a apresentação da advogada Cássia Leão e de André Bocchi da Silva, representante do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec). Evandro Kruger e Vinicius Serpa também apresentaram a Plataforma Sesi Vita + que visa reduzir os riscos legais na implantação do eSocial, sendo uma estrutura de sistema de informação preparada para que as empresas possam gerir programas de promoção da saúde e gestão de saúde. A plataforma será apresentada detalhadamente na reunião do Grupo de RH do SinmaqSinos, agendada para o dia 14 de julho.

 

Quanto ao eSocial se comentou sobre os riscos e multas e se destacou que não apenas escritórios de contabilidade são os responsáveis, há sim responsabilidade por parte das empresas. Algumas orientações foram apresentadas às empresas nas quais se destacam:

- É preciso haver mudança de cultura, os gestores precisam se conscientizar sobre as normas, atentar aos prazos, é preciso haver um canal bastante estreito entre escritórios e empresas, enfim, deve-se cumprir com a legislação de modo a evitar fiscalização;

- Atentar quanto as qualificações cadastrais e base de dados que deve ter revisão periódica;

- Os controles internos devem estar adequados;

- A equipe técnica precisa ser qualificada;

- O sistema de dados deve estar adequado;

- Deve haver um envolvimento dos terceirizados para alinhamentos dos processos entre escritório de contabilidade, jurídico, clínica médica, médico do trabalho e engenheiro de segurança.

Após o bate-papo, Cássia Leão ministrou o "Workshop eSocial na prática, direcionado aos gestores de RH das empresas. O evento tratou especificamente sobre a 1ª fase a ser exigida das empresas de qualquer porte a partir de 1º de julho.