Notícias
05-07-2018 - Presidente da FIERGS analisa os desafios da sustentabilidade do Sistema Associativo
...

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participou, nesta terça-feira (3), do painel Sustentabilidade e fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria, realizado durante o Encontro Nacional da Indústria (Enai) 2018, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. O painel contou também com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi; e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leonardo Souza Rogério de Castro. "Este tema tem provocado muito debate e discussões nas reuniões da CNI. Desenvolvemos o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) para preparar os sindicatos para cumprir o importante papel de representatividade, liderança e serviços para a sociedade", disse Robson Andrade.

Em sua manifestação, Petry destacou a criação, após sua posse, em julho do ano passado, do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase), ligado diretamente à presidência da FIERGS. "O Conase, assim desenhado, realiza reuniões no interior do Estado, ativando um circuito de 10 vice-presidentes regionais do Centro das Indústrias, quando recolhe reivindicações locais e leva a mensagem das entidades para as lideranças de cada região", afirmou.
Petry observou, ainda, que na área sindical o Conase reúne todos os programas de apoio aos sindicatos filiados, assim como o PDA, da CNI, além de um setor jurídico específico. "Em maio, na reunião do Conselho de Representantes da Federação, lançamos a ideia de formar um grupo de presidentes de sindicatos – no máximo 10 – para tratar especificamente das questões de sustentabilidade", ressaltou, informando que após a Modernização Trabalhista a FIERGS perdeu 75% de sua contribuição sindical, e que é necessário buscar outras alternativas de receita, que virão à medida que a entidade prestar serviço de boa qualidade.

Comunicação da FIERGS