Notícias
10-07-2018 - Olimpíada do Conhecimento mostrou que modelo de educação precisa mudar, avalia diretor de Operações do Sesi
...

A educação sempre foi importante para o desenvolvimento das pessoas e dos países em todos os momentos históricos. Na atual sociedade do conhecimento, no entanto, a velocidade das mudanças obriga as pessoas a um permanente e veloz aprendizado. A 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília de 5 a 8 de julho, mostrou à sociedade que a escola precisa acompanhar as transformações da 4ª revolução industrial e alterar os métodos de ensino, na avaliação do diretor de Operações do Sesi, Paulo Mól (foto)

 

Em quatro dias de evento, realizado pelo Sesi e pelo Senai, os visitantes puderam conhecer, na Escola do Futuro, projetos inovadores desenvolvidos por alunos com metodologias pedagógicas que aproximam a escola do mundo real. Na Cidade Inteligente, foram apresentadas ainda tecnologias que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos.

Paulo Mol destacou que a principal contribuição da Escola do Futuro para refletir sobre o papel da educação é o quanto ela é fundamental em qualquer período do tempo e estágio de desenvolvimento de um país. Neste momento, especificamente, as questões voltadas ao conhecimento tornam-se ainda mais cruciais, em grande parte porque as transformações estão acontecendo em ritmo cada vez mais acelerado. Muito possivelmente, o que já geramos de conhecimento e tecnologia nos 20 primeiros anos do século 21 seja muito mais do que geramos em toda a nossa existência. Diante disso, o ritmo de aprendizado precisa ser cada vez mais rápido.

O que chamou atenção na Escola do Futuro foram as metodologias empregadas para ocorrer a educação. O modelo de educação estruturado que conhecemos foi bem sucedido, mas precisa passar por transformações, em grande parte porque as pessoas têm hoje acesso a informação muito rapidamente. Os professores precisam se preparar para essa nova realidade. A discussão na educação é muito importante, principalmente pelo método de se educar, que hoje requer uma mudança bastante séria do que foi o método do século 20. 

Portal da Indústria