Notícias
17-08-2018 - MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior
...

O projeto Rotal Global, iniciativa da CNI e da Rede CIN, financiada com recursos da Comissão Europeia por meio da AL-Invest, vai se tornar o novo modelo de atendimento do Plano Nacional de Cultura Exportadora, estratégia do governo federal para ampliar o número de exportadoras brasileiras. A transferência da metodologia foi assinada pelo diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e pelo secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto, nesta quarta-feira (15).

 

A estrutura de atendimento do Rota Global consiste em diagnóstico de maturidade internacional, construção de plano de negócios customizado para as necessidades de cada negócio e coordenação de serviços para preparar a empresa ao longo do processo. O projeto piloto, iniciado em 2017, recebeu R$ 1,2 milhão em recursos europeus do AL-Invest - instrumento de apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas na América Latina - e foi executado no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Mais de 560 empresas do setor industrial, agrícola e de serviços se inscreveram no Rota Global para a fase de diagnóstico de maturidade. Em menos de um ano, 406 planos de ação de internacionalização foram entregues e 495 serviços de apoio foram prestados às empresas participantes.

Portal da Indústria