Notícias
27-08-2018 - Empresas têm até 7 de outubro para concorrer ao Edital de Inovação para a Indústria 2018
...

Empresas com projetos inovadores para a indústria têm até dia 7 de outubro para enviar suas propostas para concorrer ao Edital de Inovação para a Indústria 2018, uma iniciativa do Senai, Sesi e Sebrae, que este ano disponibiliza R$ 55,2 milhões para financiamento de projetos com custo de até R$ 400 mil. O objetivo é financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical.

O Edital é uma grande oportunidade para as indústrias desenvolverem suas inovações, tanto de produtos quanto de processos, que ajudarão bastante para sua competitividade e para que consigam uma maior fatia do mercado. A escolha dos projetos é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Podem se inscrever startups de base tecnológica, empresas de todos os portes, com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) industrial primário ou contribuintes do Sesi ou do Senai. Os projetos estão divididos nas categorias: (A) Inovação Tecnológica para Grandes e Médias Empresas; (B) Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Micro Empreendedor Individual (MEI) e Statups de Base Tecnológica; (C) Empreendedorismo Industrial – Grandes Empresas e Startups; (D) Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS) e; (E) Inovação Setorial em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS).

 

Os projetos inscritos devem ser aderentes às linhas temáticas Fábricas Inteligentes, Produtos e Serviços Inteligentes, Bioeconomia e Sustentabilidade ou Materiais Avançados. São consideradas soluções inovadoras o desenvolvimento de novos produtos, incluindo a preparação da produção para inserção da nova solução no mercado; desenvolvimento de novos processos industriais, incluindo a definição das atividades para sua implantação; desenvolvimento, testes ou ainda validação de provas de conceito de novos produtos ou processos industriais, em ambos os casos, a partir de um protótipo funcional já desenvolvido pela empresa.

Para participar, as empresas devem se cadastrar na plataforma  plataforma.editaldeinovacao.com.br. As propostas podem ser submetidas durante todo o ano e os resultados serão anunciados periodicamente e as ideias não aprovadas podem ser aprimoradas e reenviadas. Na fase de qualificação, é necessário enviar um vídeo com Discurso de Elevador (Elevator Pitch) da ideia com até dois minutos de duração, modelo de negócio (Business Model Canvas) e comprovante de CNPJ.