Notícias
06-09-2018 - Crise na Argentina afeta exportações do RS
...

 A crise que chacoalha a Argentina cruza a fronteira com o Brasil e traz na bagagem impactos para o Rio Grande do Sul. Um dos efeitos da turbulência na economia do país vizinho, que assiste ao derretimento da moeda local frente ao dólar, atinge as exportações gaúchas.

O cenário representa obstáculo extra para a retomada de setores como a indústria do Estado, já que o mercado argentino está entre os principais destinos das mercadorias enviadas ao Exterior. Em julho, mês com os dados mais recentes, as exportações gaúchas ao país vizinho somaram US$ 128 milhões, recuo de 22,9% em relação a igual período do ano passado, aponta a Fiergs.

O ramo calçadista é um dos setores no Estado que demonstram preocupação com o cenário do mercado vizinho. A apreensão cresceu nos últimos meses porque a Argentina assumiu recentemente o posto de principal destino das exportações gaúchas em volume no segmento, segundo a Abicalçados, no Vale do Sinos. De janeiro a julho, os embarques do Rio Grande do Sul ao país vizinho alcançaram US$ 34,4 milhões, alta de 33,3% frente a igual período de 2017. 

Zero Hora