Notícias
19-10-2018 - Como as empresas podem produzir quantidade com qualidade
...

Uma indústria forte e competitiva está em constante inovação e aperfeiçoamento de pessoal e métodos. Por isso, com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas brasileiras, a qualidade dos produtos e auxiliar na conformação com normas nacionais e internacionais, o Senai oferta consultorias técnicas e tecnológicas por meio dos Institutos Senai de Tecnologia - das 58 unidades previstas, 55 já estão em operação, com presença em todas as regiões brasileiras. 

Cada instituto trabalha voltado a atender setores específicos e com as características regionais de cada indústria. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, onde o polo de calçados é atuante, existe o Instituto de Tecnologia de Calçado. No Acre, onde o forte é a indústria moveleira e a extração de madeira, o apoio é na madeira e mobiliário. O corpo técnico conta com cerca de 1.200 especialistas e consultores localizados em regiões de densidade industrial, prestando atendimentos em serviços técnicos especializados, tecnologia, metrologia e certificação, entre outros. Já foram prestados 63,5 mil serviços para 17.126 empresas. 

Dessa forma, os institutos podem ajudar com a implantação e melhoria de processos e produtos, como em consultorias em lean manufacturing (manufatura enxuta), em eficiência energética e integração de sistemas industriais. O SENAI auxilia com testes para atestar a conformidade com as normas das entidades especializadas - os laboratórios realizam mais de 35 tipos de ensaios de proficiência.

Portal da Indústria