Notícias
22-10-2018 - Sindicato busca indicação geográfica para calçados de Jaú
...

 O Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados) inicia trabalho para a obtenção de registro de Indicação Geográfica (IG) para os calçados fabricados na cidade, já conhecida como Capital do Calçado Feminino. A indicação funciona como um certificado de origem e tem potencial para estimular a produção local, além de promover o turismo da região.

Para conseguir a IG, o Sindicalçados e o Arranjo Produtivo Local (APL) vão contar com respaldo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, que vai orientar sobre todos os trâmites burocráticos e operacionais ao pedido do registro, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Proposta apresentada pelo sindicato foi classificada em primeiro lugar, entre outras 14, em edital da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, para o recebimento desse apoio.

"A IG é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido", diz o professor Marcelo José Carrer, especialista em economia de empresas do IFSP, que coordenará o projeto com o Sindicato. "Alguns exemplos muito famosos são o presunto de Parma, os queijos Roquefort, o vinho do Porto, entre outros", exemplifica.

Segundo Carrer, a IG confere mais credibilidade e visibilidade ao produto, possibilitando maior potencial de geração de valor econômico aos empresários de calçados. "A cidade de Jaú será beneficiada à medida que haverá maior reconhecimento acerca do APL do calçado, impulsionando aumento nas vendas e nos empregos gerados pela indústria."

 

JCNet