Notícias
24-10-2018 - Ambiente de trabalho: cada dia mais seguro e saudável
...

 Alguns avanços são ruidosos. Outros, silenciosos. É o caso da expressiva redução nos acidentes de trabalho no país durante os últimos dez anos. Os dados mais recentes da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda apontam queda de 12,21% entre 2007 e 2016, em todos os segmentos econômicos. O registro anual caiu de 659 mil para 578 mil. A indústria foi um importante vetor nesse bom desempenho. Em algumas atividades industriais como a indústria de transformação, a quantidade de acidentes caiu 40,9%. Na extrativista, a redução foi de 33,6%.

 

Essa realidade mostra a crescente preocupação das empresas brasileiras com o bem-estar dos funcionários e a segurança no trabalho. Além de atender aos quesitos legais, o cuidado com a saúde do trabalhador traz benefícios à companhia, como redução de faltas, diminuição de custos e maior eficiência na atividade econômica. No segmento industrial, o tema também vem ganhando relevância dentro das corporações. A mais recente pesquisa feita pelo Sesi mostra que 71,6% das indústrias estão dando prioridade à gestão de segurança e saúde dos trabalhadores. Na opinião de 76,4% dos entrevistados, o grau de atenção da indústria brasileira com o tema deve aumentar nos próximos anos. 

Para atender à preocupação dos empresários da indústria com a saúde e a segurança do trabalhador, o SESI tem sido um importante aliado, com mais de 5 milhões de atendimentos por ano. 

Portal da Indústria