Notícias
01-11-2018 - Consultor apontou caminhos para o futuro das empresas
...

 Nesta quarta-feira (31), o SinmaqSinos promoveu o bate-papo sobre o tema "Você já pensou o futuro da sua empresa?", apresentado por Eduardo Rácz, consultor empresarial com mais de 35 anos de experiência no ramo industrial, especializado em reestruturações, planejamento estratégico, eficiência operacional e desenvolvimento global de negócios.

O palestrante começou destacando que, "quem não busca o futuro que quer, terá que aceitar o que vier". Nesta busca, observou que nada pode ser feito em relação aos fatores externos que podem gerar insucesso para as empresas, mas sublinhou que os fatores internos podem ser alterados. Relacionou como tais a estratégia, marketing, inovação/criatividade, planejamento, gestão, eficiência, excelência dos produtos e monitoramento.

Lembrando que o objetivo das empresas é ganhar dinheiro, Eduardo ressaltou que, para tanto, "o primeiro passo é saber onde estou e onde quero chegar, definindo um prazo para alcançar o planejado". O planejamento deve ser do tamanho de seu bolso e ter espaço para imprevistos. Adicionou que tudo está mudando muito rápido, o que exige que o planejamento seja continuamente atualizado. Destacou ainda a importância de ter agenda para acompanhamento dos projetos.

Relacionou ferramentas para gestão, como o balanced scorecard, orçamento base zero, 5w2h, lean manufacturing, manufatura 4.0, KPI – indicadores de desempenho e análise Swot, destacando que existem muitas outras, todas úteis e que podem ser utilizadas parcialmente.

O consultor ainda sublinhou o novo perfil dos colaboradores, que valorizam muito um bom ambiente, descontraído, que estimula a criatividade e a iniciativa. E, neste sentido, afirma que as pessoas criativas são mais difíceis de controlar, mas "podem fazer a diferença no desenvolvimento das empresas".