Notícias
22-11-2018 - Brasil já tem produção de energia eólica equivalente a uma Itaipu
...

 A energia eólica ultrapassou a marca de 14,34 GW (gigawatts) de capacidade instalada no Brasil, patamar equivalente a uma usina de Itaipu - a segunda maior hidrelétrica do mundo. Ao todo, são 568 parques eólicos, em 12 estados do País. A energia gerada nos últimos 12 meses é suficiente para abastecer 25 milhões de residências por mês, ou cerca de 75 milhões de brasileiros, segundo dados da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

A fonte tem vivido um crescimento exponencial no Brasil desde 2009, estimulada por leilões promovidos pelo governo federal para contratar novos empreendimentos. A expansão deve continuar. Contando os empreendimentos contratados nos últimos leilões promovidos pelo governo, a projeção é que, até 2024, a energia eólica atinja, ao menos, 18,8 GW de capacidade instalada. "No ano que vem, vamos atingir a segunda posição na matriz elétrica brasileira. Em janeiro, vamos alcançar uma participação maior do que a das usinas a biomassa, que hoje é a segunda maior fonte atrás das hidrelétricas", afirma Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica. "A expansão eólica no Brasil é um caso de sucesso.

Há 10 anos, havia poucos investidores; hoje, todas as grandes empresas têm investimentos em usinas eólicas", afirma Thais Prandini, diretora executiva da consultoria Thymos.

Jornal do Comércio