Notícias
23-11-2018 - Monitor do PIB aponta alta de 0,4% em setembro ante agosto, revela FGV
...

 O PIB brasileiro cresceu 0,4% em setembro ante agosto, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). No terceiro trimestre, houve crescimento de 1,0% em relação ao segundo trimestre do ano. "No terceiro trimestre, a economia continuou a crescer (1,0%) na comparação com o segundo trimestre, na série com ajuste sazonal. Esta é a sétima taxa positiva consecutiva desde o fim da recessão", apontou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a atividade econômica teve elevação de 1,7% no terceiro trimestre de 2018. "Nesta comparação, todos os componentes do PIB, tanto pela ótica da oferta quanto pela ótica da demanda, apresentaram resultados positivos, à exceção da Construção", completou Considera. Os destaques do PIB no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, foram as atividades agropecuária (4,2%), indústria da transformação (1,8%), produção de eletricidade (1,8%) e todos os componentes de Serviços.

Agência Estado