Notícias
29-11-2018 - Fimec: a única que tem tudo apresenta novidades para 2019
...

 A Fimec é a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. A 43ª edição acontecerá de 26 a 28 de fevereiro de 2019 nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Da produção à logística, a feira apresenta novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para atender aos visitantes de todo o setor calçadista. Na condição de maior feira do setor na América Latina, em sua última edição a Fimec reuniu mais de 500 expositores e um público profissional e qualificado de mais de 37 países.

Curtume 4.0 será uma das novidades para a edição de 2019

Em uma iniciativa inédita da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), a Fimec contará com o Curtume 4.0, permitindo que os milhares de visitantes da feira visualizem novas tecnologias do setor curtumeiro e tenham uma visão clara do processo produtivo. A ideia de inserir o espaço na Fimec surgiu a partir de um debate entre um grupo de empresários fabricantes de máquinas associados à Abrameq, levando em consideração a relevância do setor curtumeiro a nível mundial.

O espaço proporcionará aos visitantes a visualização da correta adequação das máquinas, além de mostrar novas tecnologias e seus diferenciais para os visitantes da Fimec. Os conceitos e inovações apresentados poderão ser utilizados em todos os curtumes, independente do tamanho. Para os expositores, será mais uma forma de apresentar as novas tecnologias aos visitantes e demonstrar os equipamentos expostos.

Estúdio Fimec abordará a relação de gerações na era digital

O Estúdio Fimec é um espaço da feira dedicado à informação de moda, que oportuniza experiência aos visitantes da Fimec. Neste ambiente inspiracional, assinado pela Coelho Assessoria Empresarial e o Studio 10, o público entra em contato com produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor. Trata-se de um universo lúdico e recheado de tendências de moda que proporcionam um direcionamento para as criações dos visitantes.

Na edição de 2019, o tema do Estúdio Fimec será Rel@ções Convergentes, abordando as diversas gerações que participam, com mais ou menos atividade, do mundo virtual. Essa interação gera um novo comportamento que, por consequência, gera novas características para o consumo. Assim, as matérias-primas e os produtos serão baseados neste contexto de envolvimento virtual, tanto de nativos da era digital (Geração Y-millennials, Geração Z-centennials, Geração Alpha) quanto de visitantes dessa era (Geração X e os Baby Boomers).

Fórum Fimec oportunizará conhecimento aos visitantes

Sucesso na última edição da feira, o Fórum Fimec já está confirmado para a programação de 2019. Com objetivo de oferecer informação e conhecimento global para transformação do setor coureiro-calçadista, o evento acontece em paralelo à Fimec e conta com palestrantes nacionais e internacionais referência em suas atividades no setor calçadista. Em 2019, o Fórum ocorrerá no dia 27 de fevereiro, das 9 às 14 horas, reunindo profissionais ligados à moda e à área de negócios para compartilhar experiências profissionais e abordar temas de relevância para os profissionais do segmento.

Entre os nomes de relevância já confirmados para o Fórum Fimec está Thomas Michaelis, que falará sobre "Revestimento têxtil: o impacto da mudança de sistemas de solventes para produtos químicos à base de água na indústria". Michaelis é responsável pelo setor de Revestimentos Têxteis na Europa, Oriente Médio e África da Covestro (Alemanha).

O Fórum Fimec tem patrocínio Transduarte e Orisol e apoio master da Universidade Feevale.

Fábrica Conceito apresentará inovações na fabricação de calçados em tempo real

A Fábrica Conceito é um espaço da Fimec que mostra a fabricação de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. "A tecnologia da informação a serviço da indústria calçadista" será o tema da Fábrica Conceito 2019, realizada pela Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e pela Coelho Assessoria Empresarial. O projeto reunirá em torno de 70 empresas, desde fornecedores de matérias-primas até sistemas de gestão e controle da produção, de máquinas e destinação dos resíduos industriais da fábrica.

Para a próxima edição, os visitantes da feira terão uma fábrica realmente inovadora na área de gestão, com sistemas de integração de máquinas e equipamentos que aumentam a produtividade das indústrias e garantem controle da performance da produção em tempo real. Em 2019, as marcas que estarão produzindo na feira serão: Calçados Kildare, de Novo Hamburgo, e Calçados Arezzo, de Campo Bom. As duas indústrias desenvolveram inovações especialmente para apresentar no projeto. A Fábrica Conceito ainda contará com uma unidade de produção do Senai, que produzirá um sapato com solado anabela, totalmente desenvolvido pelos alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado, através de um concurso interno. O modelo traz em sua construção palmilha de conforto e cabedal totalmente em couro.

Para garantir a produção de 900 pares de calçados da marca Arezzo, 450 da Kildare e 900 do Senai nos três dias de feira, a Fábrica Conceito envolverá 60 operários. Além dos alunos da Escola do Calçado do Senai, o projeto contratará operários que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho.

A Fábrica Conceito terá como parceiros master Calçados Arezzo, Calçados Kildare, BASF e Covestro.

    

Projeto Sola apresenta soluções para melhorar a produtividade da indústria

Reforçando a parceria que ocorre há algumas edições da Fimec, em 2019 a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apresentará o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito, demonstrando o controle dos processos logísticos de maneira automatizada por leituras de código de barras e RFID. O sistema atende a necessidade de melhorar a produtividade da indústria calçadista, otimizar processos para a redução de custos e aplicar a rastreabilidade plena por meio da adoção de metodologia para integrar e dar eficiência aos elos da cadeia, desde o fornecedor de matéria-prima ao varejo.

Na feira, o empresário interessado poderá conhecer o sistema de controle com os princípios de rastreabilidade e computação na nuvem aplicados, monitorando o abastecimento, perdas e produção de produto acabado em tempo real. A metodologia SOLA tem o objetivo de dar velocidade nas transações comerciais e na movimentação de mercadorias com rastreabilidade para controlar e gerir os negócios. Através da correta aplicação da identificação, processo e compartilhamento de dados (Electronic Data Interchange - EDI), é possível controlar os processos com automação via leituras de código de barras e ou RFID, compartilhando dados com os parceiros comerciais - fornecedor, transportador, distribuidor e varejista.

FF Exchange: rodada de negócios amplia networking durante a feira

Também durante a Fimec 2019, a Abicalçados realizará, por meio do Future Footwear, programa mantido em parceria com as entidades setoriais Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros), mais uma edição do FF Exchange. A iniciativa é uma rodada de negócios no modelo speed dating, na qual os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação. Nesta edição, o projeto reunirá calçadistas (âncoras) e fornecedores da cadeia, com o objetivo de otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia.

 

Sobre a Fimec – A 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil). A FIMEC é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio da Transduarte e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABRAMEQ, ASSINTECAL, CICB, ABQTIC, ACI-NH/CB/EV, AICSUL e IBTEC.

Acompanhe informações sobre o evento através do site www.fimec.com.br e das redes sociais www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec