Notícias
13-12-2018 - CNI promove capacitação em Indústria 4.0 para examinadores de patentes do INPI
...

 Examinadores de patentes do INPI participam nesta quarta-feira (12) de capacitação em Indústria 4.0, com aulas expositivas ministradas pela Bosch e pelo Instituto Eldorado. O curso é uma iniciativa da CNI para proporcionar conhecimento especializado aos examinadores de patentes e prepará-los para os novos desafios tecnológicos. "A CNI e o INPI viram a oportunidade de capacitar os examinadores de patentes em tecnologias inovadoras para que o Instituto esteja preparado para receber o resultado de toda a transformação tecnológica que vem acontecendo", explica João Emilio Gonçalves, gerente-executivo de Política Industrial da CNI.

 

A capacitação, que termina nesta quinta-feira (13), surgiu do Acordo de Cooperação Técnica entre a CNI e o INPI, assinado no fim de novembro em reunião de líderes da Mobilização Empresaria pela Inovação (MEI), em São Paulo. O acordo visa a disseminar e fortalecer a propriedade intelectual enquanto instrumento competitivo, e tem como principais metas capacitar examinadores em tecnologias de fronteira; capacitar empresários e colaboradores das federações das indústrias; atualizar, reeditar e relançar os guias de propriedade intelectual; e mapear potencialidades de Indicações Geográficas. 
A primeira edição do curso capacitará um grupo de 160 examinadores, e o objetivo das instituições é qualificar todos os examinadores durante a vigência do acordo, com duração de três anos. "Escolhemos Indústria 4.0 para o curso porque o tema está no centro das estratégias de política industrial da atualidade e tem sido objeto de estudo por parte da CNI. Durante os três anos de Acordo com o INPI, pretendemos aprofundar, não só esse tema, mas outras tecnologias de fronteira", afirma o gerente-executivo da CNI.

Portal da Indústria