Notícias
07-01-2019 - Calçadistas esperam melhora de exportações
...

 A indústria calçadista espera recuperação em 2019, puxada por melhora nas exportações. Ao contrário do varejo, que teve crescimento acima do esperado no ano passado, o setor deve ter fechado 2018 com queda nos indicadores.

"Temos expectativa de melhora no mercado interno ao longo de 2019, com base já nos resultados do final do ano. Talvez ocorra uma pequena arrefecida no 1º trimestre, mas recuperando no período seguinte. Também deve ocorrer uma recuperação acentuada no mercado externo", projeta o presidente da Abicalçados, Heitor Klein.

O dirigente acredita que o setor possa ser beneficiado pela guerra comercial entre Estados Unidos e China. "Deve haver uma recuperação das exportações, que sofreram quedas nos últimos anos, em função de um movimento notável de compradores americanos, que buscam diversificar suas fontes de suprimentos e reduzir sua dependência da Ásia", assinala. De acordo com os dados mais recentes da Abicalçados, a produção do setor teve queda de 2,6% no acumulado de janeiro a outubro do ano passado, em relação ao igual período de 2017. Na mesma comparação, a exportação de calçados retraiu 8,6% em volume e de 9,8% em receita. Porém, em setembro e outubro, houve melhora na produção (5,2% e 6,6%) em relação aos mesmos meses de 2017. Em novembro, as exportações apresentaram alta de 6,6% sobre igual período do ano retrasado. "Esperamos que com um movimento maior de exportações, a produção brasileira de calçados volte a ter números positivos", pontua Klein.

 

DCI