Notícias
14-01-2019 - FIERGS recebe inscrições de empresas no Programa de Qualificação para Exportação
...

 A FIERGS coordena no Estado dois núcleos do Programa de Qualificação para Exportação – Peiex, desenvolvido em parceria com a Apex Brasil: Metropolitana, que atende a Região Metropolitana de Porto Alegre; e Serra. O objetivo do Peiex é preparar empresas para começar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura.

Na FIERGS, o programa, realizado por meio do Centro Internacional de Negócios, é gratuito e possui vagas limitadas. Conta com seis técnicos extensionistas especializados em comércio exterior, além de um monitor, apoio técnico e um coordenador. A equipe desenvolve nas empresas uma metodologia própria de capacitação em comércio exterior, que abrange temas de nível básico ao avançado.
O atendimento do Peiex é feito com base em visitas a quem deseja exportar. A primeira identifica o potencial exportador da empresa. A segunda é a ocasião em que o técnico do programa avalia o nível de preparo do negócio para exportação. Com base nas informações levantadas, é feito um diagnóstico e um plano de trabalho que prevê a implantação de melhorias e requisitos exigidos na atividade exportadora. O atendimento em cada empresa dura de três a quatro meses e é finalizado com um plano de exportação, entregue ao final do programa.
As qualificadas pelo Peiex podem participar de ações de promoção comercial internacional organizadas pela Apex-Brasil e por seus parceiros. Inscrições: cinbusiness@fiergs.org.br.

Comunicação da FIERGS