Notícias
06-03-2019 - Himaco lança livro sobre cinco décadas de história
...

 Neste ano, a Himaco Hidráulicos e Máquinas (Novo Hamburgo/RS) comemora seus 50 anos de existência. Especializada na fabricação de máquinas injetoras para plásticas para diferentes setores produtivos, a empresa decidiu eternizar a sua história com o lançamento de um livro. A obra "Himaco – 50 Anos de Trabalho, Tecnologia e Inovação" foi lançada na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em evento para clientes, parceiros e convidados na sede da empresa.

 

Ao longo das cinco décadas, além do setor calçadista, as injetoras da Himaco passaram a atender diferentes setores produtivos como automobilístico, utilidades domésticas, eletrodomésticos, moveleiro, brinquedos e outros. Isso e muito mais da trajetória está contado nas 152 páginas da obra, assinada pelo coordenador editorial e jornalista Martin Behrend. "Com o andar do livro, dedicamos mais espaço para a figura do casal fundador (Enoré e Angelina Bondan, que faleceram em um acidente de helicóptero em fevereiro de 2006). Funcionários, colaboradores e familiares foram reunidos para recontar a história da empresa", afirma Martin, que trabalhou no livro por dois anos.

Um trecho interessante e igualmente importante da obra ressaltados pelo jornalista é sobre a década de 1970, quando a maior parte dos saltos dos sapatos era feita de madeira. À época e com o início da mudança de matéria-prima quando ninguém tinha máquinas para injetar plástico, Enoré Bondan idealizou a tecnologia no mercado. Emocionados, Luciane e Enorê, os dois filhos do casal, ressaltaram a importância da obra para a trajetória da empresa. "É uma forma da gente perpetuar a história dos nossos pais. Lembramos de fatos, de histórias que não estão mais somente nas lembranças mas nas páginas deste livro", pontuou Luciane.

 

Exclusivo Online