Notícias
28-03-2019 - Crédito em fevereiro voltou para a tendência de crescimento
...

 O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, pontuou nesta quarta-feira, 27, durante entrevista coletiva, que o crédito em fevereiro voltou para sua tendência recente de crescimento. As estatísticas de crédito foram divulgadas ontem pelo BC. "A aceleração do crédito na comparação de 12 meses ocorre em qualquer uma das modalidades, seja no crédito total, no livre ou no direcionado", afirmou Rocha.

Os dados do BC mostraram que, em fevereiro, o saldo total de crédito subiu 0,3% em relação a janeiro. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 5,5%. No crédito livre, o saldo avançou 0,5% no mês e 11,5% em 12 meses. No caso do direcionado, houve estabilidade em fevereiro e baixa de 0,7% nos 12 meses até fevereiro. "O saldo do crédito direcionado ainda é negativo", reconheceu Rocha. "Mas a redução do saldo do crédito direcionado em 12 meses está cada vez menor."

A abertura dos dados do crédito direcionado mostra que, em fevereiro, o saldo de crédito para pessoas jurídicas recuou 0,6%. No acumulado em 12 meses, a baixa foi de 8,0%. "No crédito direcionado para pessoa jurídica, o que tem pesado é a parcela relativa ao BNDES", afirmou Rocha. "Os saldos de crédito do BNDES ainda continuam se reduzindo em magnitude elevada."

 

Agência Estado