Notícias
04-04-2019 - Aumento de barreiras comerciais pode elevar custos de investimento, diz FMI
...

 O aumento das tensões comerciais, tarifas e outras barreiras ameaçam corroer um dos principais benefícios da integração comercial —menores custos de investimento de capital—, especialmente para os mercados emergentes, segundo uma nova pesquisa do FMI. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira como parte do mais recente relatório "Perspectiva Econômica Global" do FMI, concluiu que os preços de máquinas e bens de capital caíram nos últimos 30 anos em meio a ganhos de eficiência da globalização, aumento da produtividade e maior integração comercial.

Essas reduções de preço ajudaram a transformar o investimento em um motor de expansão econômica nos mercados emergentes, que normalmente têm custos de investimento mais altos do que as economias mais ricas, em parte devido à necessidade de bens e tecnologias importados. O comércio forneceu um impulso muitas vezes negligenciado para tais investimentos, disse o documento.

Por exemplo, o custo decrescente dos produtos de energia solar e eólica permitiu que essas tecnologias substituíssem a energia hidroelétrica como fontes renováveis ​​de energia nos mercados emergentes, segundo o texto. A pesquisa mostrou também que as reduções tarifárias da Colômbia em 2011 contribuíram para um aumento de 0,4 por cento no investimento em bens de capital.

Reuters