Notícias
30-04-2019 - Brasil entre os que mais cobram IR por empresas
...

 O Brasil faz parte do grupo de países com a maior média de cobrança de imposto sobre a renda por empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela CNI, em parceira com a consultoria Ernest Young, que visa comparar a carga tributária para as empresas no Brasil com outros países.

O relatório aponta que, enquanto nas outras nações, a tributação de Imposto de Renda para as companhias é de 22,96%, no Brasil é quase 35%. Ainda de acordo com o relatório, Estados Unidos, Japão, França e Argentina já conseguiram reduzir suas alíquotas. Apenas 30 países no mundo passam de 30 pontos e, o Brasil, segue isolado na liderança. Definitivamente, esse é um título de que não podemos nos orgulhar. Mas o problema está longe de ser somente a cobrança de IR.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), editamos cerca de 760 normas por dia. Além disso, as pequenas empresas gastam em média 1.958 horas ao longo do ano para realizar a gestão e o pagamento das obrigações tributárias. Para piorar, impostos e taxas podem representar 68,4% da lucratividade das companhias.

Jornal do Comércio