Notícias
14-05-2019 - Sistema de Gestão da Inovação do IBTeC evolui
...

 Quem visitar o estande do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – no SICC 2019, poderá ver de perto a evolução do Sistema de Gestão da Inovação – SGI, plataforma de apoio a indústrias e empresas de serviços de todos os segmentos criada há três anos. A novidade é que agora ela é pública – as empresas podem acessar e utilizar o sistema gratuitamente. Com a criação do Canal de Ideias, as empresas agora podem registrar suas demandas de inovação em produtos ou serviços – a ferramenta permite o acompanhamento em tempo real de cada passo do projeto, e a interação entre a empresa e a equipe do IBTeC.

Para participar do SGI, basta fazer login no site www.ibtec.org.br,  registrando sua demanda. Na sequência, a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) criado pelo IBTeC há sete anos, buscará formas de viabilizar a ideia, desde a pesquisa de tecnologias de apoio, passando por busca de fornecedores e de recursos para o financiamento das inovações. Além da agilidade do processo, que trabalha a partir da união de empresas que já têm soluções prontas, que agregadas podem gerar um novo produto ou processo.

A decisão de oferecer uma plataforma de desenvolvimento de inovação, em 2016, surgiu da constatação de que o setor calçadista ainda investe pouco na busca por inovações, tanto em produtos quanto em processos. Com 40.000 empresas, a cadeia coureiro-calçadista brasileira gera em torno de 900 mil empregos. Em 2018 o setor produziu 944 milhões de pares de calçados.

Comunicação do IBTeC