Notícias
23-05-2019 - Reforma da Previdência é inadiável para o crescimento do Brasil, diz vice-presidente executivo da CNI
...

 O vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso Ferreira afirmou nesta quarta-feira (22) que a reforma da Previdência é imprescindível e inadiável para que o Brasil volte a crescer. "A reforma da Previdência é uma medida essencial para o equilíbrio das contas públicas, a atração de investimentos, a geração de empregos e a retomada do desenvolvimento econômico e social do país", disse Ferreira. Ele participou do seminário Por que a reforma é crucial para o futuro do país?, na sede do jornal Correio Braziliense, em Brasília.

Ferreira afirmou que, no atual cenário das contas públicas brasileiras, as transformações que levarão o Brasil a níveis mais elevados de crescimento econômico começam, necessariamente, pela reforma do sistema previdenciário. "O modelo atual é financeiramente inviável, injusto do ponto de vista social e desalinhado com o extraordinário crescimento da expectativa de vida da população", disse.

Durante a abertura do seminário, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que o Brasil precisa desarmar três bombas-relógio no que diz respeito ao sistema previdenciário: a bomba demográfica, a dos privilégios e a atual forma de financiamento da Previdência Social.

No tocante às mudanças demográficas no Brasil, o ministro ressaltou que, daqui a 40 anos, haverá dois jovens por idoso no país, o que inviabilizará o pagamento de aposentadorias se não houver mudanças no sistema previdenciário. No segundo item, o ministro destacou que a reforma precisa atacar privilégios, por exemplo, dos servidores públicos, que se aposentam com salários bem acima da média do país.

Portal da Indústria