Notícias
05-06-2019 - Abicalçados apresentou números do setor calçadista
...

 Durante a Francal, a Abicalçados realizou coletiva com a imprensa, na qual foi anunciada a renovação de convênio com a Apex-Brasi, para a promoção das exportações brasileiras de calçados.

 

Também foram apresentados números atualizados do setor:

* De janeiro a abril, o setor exportou 44,16 milhões de pares por US$ 343,8 milhões, incremento de 9,4% em pares e queda de 0,1% em dólares. Os principais destinos do calçado brasileiro no exterior são EUA (que segue comprando mais, especialmente em função da Guerra Comercial com a China, que fez com que muitos importadores de lá mudassem os fornecedores com receio de tarifas extras); Argentina (que vem comprando menos desde o segundo semestre do ano passado, em função da crise doméstica); e a França (que mantém estabilidade, mas importa produtos de menor valor agregado, com preço médio de cerca de US$ 5).
* Segundo o IBGE, de janeiro a abril, a produção de calçados aumentou 1,2% em relação ao mesmo período de 2018. Boa recuperação em abril, com incremento de 8,5%. De janeiro a março, as vendas de calçados (em volume) aumentaram 0,5% ante o mesmo período do ano passado. 
* Em abril, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estavam empregadas na atividade 285,6 mil pessoas, 3,7% menos do que no mesmo período de 2018. No final do ano passado, tínhamos 271 mil pessoas, então temos um saldo positivo de criação de 14 mil empregos ao longo deste ano. 

Comunicação da Abicalçados