Notícias
05-08-2019 - Modernização da NR 12 trará economia de R$ 450 milhões para o setor calçadista
...

Pauta importante do setor calçadista brasileiro, a Norma Regulamentadora 12, especialmente pela inclusão definitiva do anexo X – referente à segurança em máquinas para calçados – foi modernizada. Além da NR 12, foram anunciadas alterações importantes na NR 1 - sobre treinamentos e capacitação - e a revogação da NR 2 - inspeção prévia de maquinário.  Ambas também terão impacto no setor calçadista.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, as medidas trazem maior segurança jurídica, desburocratizam a atividade industrial e diminuem custos de adaptação de maquinário. "Importante frisar que o anexo X foi discutido à exaustão pela Comissão Tripartite que trata do tema, composta por membros da iniciativa privada, trabalhadores e Governo, e que, portanto, é uma medida democrática", avalia Ferreira.
Conforme levantamento realizado pela Abicalçados, a atualização das normas terá impacto direto em 31 tipos de máquinas utilizadas na atividade, o que deve gerar uma economia superior a R$ 450 milhões para as empresas. "Esse valor representa 2% do valor da produção de calçados e mais de 50% do investimento realizado em estrutura física e maquinário ao longo do ano de 2018", acrescenta o executivo, ressaltando que a redução do custo com adaptações desnecessárias deverá estimular a economia e gerar empregos no curto e médio prazos. 

Comunicação da Abicalçados