Notícias
07-08-2019 - Seis em cada dez brasileiros dizem que a reforma da Previdência é necessária, mostra pesquisa da CNI
...

A maioria da população acredita que a reforma da Previdência é necessária. É o que mostra a pesquisa promovida pela CNI, que ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 20 e 23 de junho, logo depois da aprovação da proposta em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Entre os entrevistados 60% concordam que a reforma é necessária. Desses, 32% concordam totalmente e 28% concordam em parte com a afirmação. Outros 34% dizem que a reforma é desnecessária. 

 

De acordo com a pesquisa, 65% dos brasileiros sabem que o governo federal apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de reforma da Previdência. No entanto, apenas 35% conhecem o conteúdo do texto. Entre eles, 5% dizem ter amplo conhecimento e 30% conhecem só os principais pontos. Entre os 35% que conhecem a proposta, 52% são favoráveis e 46% são contrários. O número de pessoas favoráveis, entre aqueles que conhecem a proposta, é 10 pontos percentuais superior ao registrado na pesquisa de abril deste ano, quando 42% diziam que apoiavam a proposta. Em abril, 54% eram contrários ao texto. 

"O apoio da população à proposta do governo cresceu em um curto espaço de tempo. Isso mostra que mais pessoas estão avaliando a reforma como positiva para o país", observa o economista da CNI Fábio Guerra. Segundo ele, a reforma da Previdência é crucial porque garante a sustentabilidade do sistema previdenciário.

Portal da Indústria