Notícias
16-08-2019 - Crise na Argentina eleva preocupação de empresários do RS com dependência nas exportações
Leia mais...

 A crise econômica vivida pela Argentina que ganhou novos  contornos durante a corrida presidencial à Casa Rosada, preocupa segmentos exportadores do Rio Grande do Sul. Diante da situação, empresários gaúchos avaliam que o Estado, assim como o restante do Brasil, precisa se tornar mais competitivo no cenário externo, em busca de novos mercados e até de diminuição no grau de dependência da nação banhada pelo Rio da Prata – o principal destino das vendas manufaturadas.

 

Para isso, cobram o avanço da agenda de reformas. Hoje, os argentinos representam o terceiro principal destino das exportações brasileiras, atrás de Estados Unidos e China.

– A crise na Argentina gera grande preocupação. Temos de avançar na agenda de reformas estruturais. Se ficarmos mais competitivos, poderemos alcançar outros mercados, sem tanta dependência da Argentina. Não devemos abrir mão do país vizinho, mas é importante aumentar a capacidade do Brasil no cenário internacional – diz o coordenador do Conselho de Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Luiz Müller.

Zero Hora