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23-08-2019 - Calçado português em busca do protagonismo
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Os calçados portugueses avançam em bom ritmo e buscam o protagonismo em nível mundial no setor. E o Porto, a segunda maior cidade país, está passando por uma renovação industrial graças ao segmento. Numerosas empresas internacionais se estabeleceram na região, como a dinamarquesa Ecco, a americana Rockport e as francesas Jonak, Moustache e Bobbies. E até marcas de luxo como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Paul Smith e Carolina Herrera contam com produtores do país lusitano.

 

Algumas empresas, ao contrário de seus concorrentes asiáticos, podem oferecer ao mesmo tempo séries de edições limitadas em duas ou três semanas e coleções mais importantes, oferecendo algumas vantagens: couro italiano ou espanhol de qualidade, salários abaixo de 30% do espanhol e 40% do francês.

O segredo do sucesso das empresas locais, muitas vezes familiares, é aumentar a variedade, mantendo-se independente e combinando a terceirização com o aprimoramento de suas marcas próprias, que combinam estilo e conforto. "Conseguimos resistir e inovar porque ser industrial e designer permite uma ótima reatividade", explicou Luis Onofre, dono da marca de calçados de grife homônima, escolhida, entre outros, pela ex-primeira dama americana Michelle Obama.

Calçado no Mundo/Couromoda