Notícias
06-09-2019 - Calçados brasileiros ocupam espaço de chineses barrados nos EUA
Leia mais...

Em agosto, o Brasil exportou 748 mil pares de calçados para os Estados Unidos. Segundo dados da Abicalçados antecipados à coluna, os norte-americanos foram os principais compradores internacionais no mês passado. Em oito meses, a venda de sapatos brasileiros para o país de Donald Trump somou 8 milhões de pares, um total de US$ 135,87 milhões. Em volume, a alta acumulada foi de 32%, e em valor, de 35,4%..

– De tudo o que os americanos importam, 70% vem da China. Com as novas tarifas impostas, os importadores estadunidenses têm buscado alternativas, abrindo espaço para o produto brasileiro – explica o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

O executivo reitera que o movimento é esperado e deve continuar ocorrendo até o final do ano, especialmente devido à guerra comercial entre Estados Unidos e China, que tem encarecido o produto asiático com tarifas extras de importação.

O agravamento da crise argentina ainda ainda não desbancou o país do tango como segundo maior destino, mas houve forte queda nas exportações de calçados brasileiros no acumulado dos oito primeiros meses: 30,6% em volume e de 36,5% em receita ante o mesmo período de 2018. O país de Emmanuel Macron é o terceiro destino do calçado brasileiro no Exterior. Os franceses compraram 1,18 milhão de pares, totalizando US$ 6,36 milhões, o que representa alta de 300% em volume e 52,4% em receita, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Marta Sfredo/Zero Hora