Notícias
11-09-2019 - Palestra tratou de ferramentas para ter sucesso na crise
Leia mais...

Diálogo Industrial: Sucesso na crise - Aumento da produtividade, fazendo mais com menos foi tema de palestra na manhã de terça-feira no SIC-NH. A ação foi promovida pelo SinmaqSinos, SIC-NH, SindartCouro NH e Sinduscon NH através do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI.

A palestra foi ministrada por Marcos Yoshikazu Kawagoe com mais de 26 anos de experiência profissional, teve passagens nas empresas Accenture, Embraer e Saint Gobain, foi líder empresarial do Programa Mundial de Excelência Empresarial Embraer para aumento da produtividade, qualidade e competitividade utilizando a filosofia Lean.  

Marcos disse que para se obter sucesso durante momentos de crise é preciso se fazer mais com menos, melhorando a produtividade e qualidade. Os processos precisam estar integrados e as empresas tem à disposição diversas ferramentas para alcançar a eficiência empresarial, iniciando pelos 5S que é a base para desenvolvimento do Lean Manufacturing.  Pequenas melhorias com o passar do tempo promoverão uma grande mudança. Mas as melhorias devem ser constantes. Apresentou dados do Programa Indústria + Produtiva desenvolvido pelo CNI que visava aumentar a produtividade das empresas, reduzindo as despesas de produção em pouco tempo, com medidas simples e, mais importante, com baixo custo para as empresas. Os benefícios alcançados foram 42%  no aumento da produtividade, 21% na redução do custo de produção, 86% de redução da movimentação e 41% de ganhos em qualidade.

A empresa, por menor que seja, precisa realizar um planejamento para iniciar o processo de mudança e lembrou que a cultura da empresa precisa mudar.

Destacou que os líderes das empresas devem ser o exemplo para as equipes de trabalho e encerrou dizendo que "sua equipe é tudo. Ouça, respeite e apoie. Reconheça e celebre".