Notícias
04-10-2019 - Projeções econômicas para calçadistas no dia 8
Leia mais...

 A Abicalçados e Assintecal, promovem um evento que promete lançar luzes para a atividade, que depois de acumular revezes no início do ano começa a dar indícios de uma recuperação na reta final e 2019. O Análise de Cenários acontece dia 8 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo, e faz parte da Semana do Calçado, que tem o apoio da Abrameq.

O tradicional evento contará com apresentações do Doutor em Economia e consultor do setor, Marcos Lélis, e da coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, além de uma mesa-redonda com os convidados Luciano D’Andrea, gerente de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Fiergs, e Rosnaldo Silva, diretor da Bibi e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas.

Lélis adianta que fará uma apresentação com perspectivas da economia internacional e doméstica para os meses finais de 2019 e para o primeiro semestre de 2020. "Para isso, primeiramente, caracteriza-se a economia internacional, tendo como pano de fundo os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Ao considerar esses movimentos da conjuntura econômica internacional, em um segundo momento especificaremos as tendências para economia brasileira, destacando a dinâmica de ampliação da capacidade de produção das empresas", conta o economista.
Já Priscila falará sobre especificamente do setor calçadista, com dados de produção, balança comercial e consumo doméstico, também fazendo perspectivas para curto e médio prazos para a atividade. "Tradicionalmente, o Análise de Cenários tem um papel muito importante na tomada de decisões das empresas, pois traz dados e projeções que podem influenciar na estratégia de cada negócio", avalia.
A mesa-redonda, por sua vez, debaterá a abertura comercial, na pauta do Governo Federal, e os desafios da indústria calçadista no cenário de aumento da concorrência internacional no mercado brasileiro.