Notícias
09-10-2019 - Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS abrirá 5º Forum IBTeC de Inovação
Leia mais...

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Lamb, fará a palestra de abertura do 5º Forum IBTeC de Inovação, nesta quinta-feira (10). "Estratégias de incentivo à inovação do Governo do RS" será o tema da sua fala. O secretário é formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem Mestrado em Computação também pela UFRGS e Doutorado pelo Imperial College London. Antes de assumir a secretaria, foi pró-reitor de pesquisa e professor na UFRGS. Na palestra do dia 10, apresentará um panorama do cenário econômico global, da nova economia baseada no conhecimento, o papel da inovação e da tecnologia na nova economia, e projetos do governo voltados à inovação.

Na sequência falará o empresário, professor e pesquisador Alexandre Baroni, abordando o tema "Caminhos para a indústria 4.0 brasileira: iniciativas de empresas locais". Pós doutor em Engenharia, doutor em Engenharia, mestre em Engenharia e engenheiro mecânico, Alexandre Baroni é empresário, pesquisador, professor e consultor com mais de 25 anos de experiência. Para finalizar, o professor Fernando Arbache falará sobre "Inovação disruptiva: um mercado em constante transformação". Mestre em Engenharia Industrial pela PUC/Rio, com várias especializações internacionais, é coordenador dos cursos de Gestão da Fundação Getúlio Vargas e professor na HSM Educação, no IBMEC, na FATEC São José dos Campos. Atualmente trabalha em pesquisas que têm como hipótese que existem modelos inovadores para mapeamento de aprendizado adaptativo, com o uso de inteligência artificial, para atendimento em empresa e pessoas. Esses indicadores estão em uso, em um dos maiores programas de inovação para o cooperativismo da América Latina, hoje com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes.

Aberto à comunidade, o Forum, promovido pelo IBTeC e pelo Sebrae RS, será realizado no Auditório da Fenac (rua Araxá, 755 - bairro Ideal - Novo Hamburgo). As inscrições podem ser feitas no site do Instituto - www.ibtec.org.br, ou no site da Semana do Calçado - www.semanadocalcado.com.br.